Theotonio um lutador social de nossa Pátria Grande



(..) nos parece importante señalar que un intelectual puede tener grandes conocimientos de marxismo, pero que éstos no podrán ponerse al servicio de la causa de la revolución si no adopta una posición de clase proletaria. En décadas pasadas las universidades latinoamericanas estuvieron llenas de marxólogos, pero muy pocos se comprometieron realmente con la lucha revolucionaria. Una de las pocas excepciones fueron los investigadores de la llamada “Teoría de la Dependencia”, a fines de la década del sesenta y comienzos de los años 70, entre ellos
Ruy Mauro Marini, Theotonio Dos Santos, Vania Bambirra.” (Martha Harnecker no livro Vanguardia y Crisis Actual 1991)

Hoje recebi a noticia de que Theotonio dos Santos passou à eternidade. Theotonio já havia entrado para a História há muito tempo... Mais do que um cientista político, economista ou historiador, ele era um dos grandes lutadores sociais de nossa Pátria Grande.
Junto com Vania Bambirra e Ruy Mauro foram os principais responsáveis pelas formulações da teoria marxista da dependência. Nunca foram perdoados pela academia pela coerência de juntar teoria e militância política identificada a fundo com o  projeto histórico revolucionário dos trabalhadores e trabalhadoras: o comunismo.
A maioria de seus livros, assim como os de Vania e Ruy, sequer foram editados no Brasil, mas estão em muitas línguas pelo mundo afora contribuindo para a luta por um mundo socialista. Mas a história é caprichosa e suas obras e formulações estão influenciando toda uma nova geração lutadores sociais pela revolução brasileira, latino-americana e caribenha e mundial.
Conheci Theotonio em minha juventude e ele foi fundamental para minha formação política e pessoal. Sempre preocupado com as novas gerações, era um ser humano terno e de uma generosidade sem tamanho...
Theotonio não queria passar a eternidade, em suas ultimas semanas estava preocupado com seus projetos: livros, orientações, organizar suas contribuições e memorias e escrever uma peça de teatro.
Queria fugir do INCA para escrever seus ensaios e artigos e lia os artigos e livros que muitos lhe mandavam...
Acredito que tinha certeza de que sua obra estará em boas mãos nas ruas e nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras que lutam no mundo inteiro por um mundo melhor, mas seu compromisso sempre foi com a vida e por isso lutou por ela até final.
Até breve meu amigo e camarada Theotonio...

Comentários

Postagens mais visitadas